„Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresentais o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.“ (Rm 12.1-2 JFARC)
Antidoto: „Antídoto é uma substância ou mistura que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.“ (Wikipédia)
-
O Culto racional
-
O que é lógico
-
Vivendo a nossa vida como cristão significa viver para Deus. Mas sabendo da concepção de existir para Deus não significa que isso acontece automaticamente. Ser Cristão é um estilo de vida que vai mais além de um comportamento adequado. A questão fundamental é como agradar a Deus? O trecho fala de um culto verdadeiro que significa de não somente fazer o que está certo ou errado no sentido racional, mas de uma questão cuja resposta está no versículo dois. Ser cristão tem a ver com a identidade e o propósito.
-
O oposto é o absurdo
Tudo na vida tem uma finalidade e a viver por Deus e para Deus não é o fim em si, mas o meio para experimentar à vontade Dele. Nós temos a tendência de fazer do nosso comportamento a causa do resultado da revelação da vontade de Deus. Mas isso é simplesmente uma tentativa de estimular o favor de Deus através de obras e satisfaz somente a mente religiosa, mas não atende a vontade e o propósito de Deus. O objetivo é experimentar a vontade de Deus e não somente fazer o que Deus requer para cumprir este propósito. Neste sentido não somos nós a causa do resultado, mas o próprio Deus opera em nós tanto o querer e o fazer.
„…Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua vontade.“ (Fp 2.13)
O que existiu primeiro a vontade ou o propósito?
-
Adoração
Na verdade, viver para Deus significa mais do que viver uma vida que honrar a Ele.
„tudo foi criado por Ele e para Ele.“ (cl 1.16)
Existimos através Dele e para Ele representa ser feito com um desígnio, dependendo Dele e cuidando Dele e dos outros, o que é na realidade representa a verdadeira adoração.
-
Agradar
-
O que está certo e errado?
-
O que parece ser a escolha certa não pode ser automaticamente a forma correta de fazer as coisas. O que aparentemente pode parecer uma atitude de humilde não passa de um carater de um religioso que tenta satisfazer as suas necessidades através do estimulo do favor de Deus em vez de adorar-lho e depender Dele.
-
Exemplo do filho pródigo em Lucas 15
Os dois filhos não conheciam verdadeiramente o seu pai. Eles sempre estiveram com ele. Um não queria mais depender do pai e o outro, que ficou em casa, viu-se como um empregado dele. Ambos os dois somente conheceram verdadeiramente o seu pai, quando ele revelou a sua paixão para com o mais novo e o seu amor ao mais velho. O desvio do mais novo teve de acontecer para ambos os filhos entendessem quão grande era o amor e o cuidado do pai para com eles.
O amor de Deus (João 3.16)
„Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.“ (Jo 3.16)
„Nisto se manifestou a caridade de Deus para connosco: que Deus enviou o seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto é a caridade: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu filho para propiciação pelos nossos pecados.“ (1 Jo 4.9-10)
-
Entendimento do amor de Deus
-
Interpretação do amor de Deus na prática
-
Gratidão pelo amor de Deus
-
Retribuição do amor de Deus na adoração
-
Retribuição do amor de Deus na prática da vida cotidiana (obras)