1. Levantar e edificar o que?
“Então, lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito. Então, disseram: Levantemo-nos e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.” (Ne 2.18)
Tem de haver um passado que levou a queda, uma história por de trás deste apelo, que na verdade é uma convocatória a chamada de Deus.
Um presente que levou Neemias ao propósito de erguer de novo a cidade de Jerusalém.
Um futuro que é revelado pelo erguido no designo verdadeiro da cidade de Jerusalém.
2. Levantar e edificar para que?
Aparentemente Neemias queria edificar e fortificar a cidade de Jerusalém para o bem do povo de Israel. Mas na sua oração ele revela uma visão diferente, as verdadeiras intenções de Deus com a cidade.
3. O propósito
O propósito é bem definido na oração de Neemias no versículo 9 e 10 do capitulo 1 do mesmo livro.
“…o lugar que tenho escolhido
para ali fazer habitar (ser adorado) o meu nome.”
“Estes ainda são teus servos e o teu povo…”
Neemias não ficou apenas aterrorizado com a condição dos judeus e a situação em Judá. Ele entendeu que a situação era resultado da desobediência e do abandono as intenções de Deus com seu povo. Na verdade, o que aconteceu foi um avivamento real. Os incompreendidos desígnios de Deus tornaram-se de novo real e fizeram de novo sentido no coração de Neemias, dos lideres do povo e do povo também.
“Todavia são eles o teu povo e a tua herança que tiraste com a tua grande força e com o teu braço estendido.” (Dt 9.29)
“Porém Moisés suplicou ao Senhor seu Deus, e disse: Por que se acende, Senhor, a tua ira contra o teu povo, que tiraste de aterra do Egito com grande fortaleza e poderosa mão?” (Êx 32.11.)
A missão que Neemias recebeu foi um mandato não somente para reedificar a cidade e garantir a segurança do povo dentro das muralhas, mas, através de uma reforma espiritual reestabelecer o verdadeiro propósito como povo de Deus e o culto autentico ao Senhor. Com o resultado de influenciar e mudar juntamente, através desta renovação, a vida social e cultural e não ao contrário.