Tanto no Antigo como no Novo Testamento fala-se de seguidores de Deus como parceiros e discípulos.
Josué é um exemplo de fidelidade, mas também de dedicação e de sucesso devido alguns princípios que ele cumpriu. A passagem em Josué 1:1-9 é bem clara. O sucesso não veio por acaso e a chamada dele não somente o fiz um bom líder e seguidor de Deus.
Também Jesus avisou os seus discípulos em Mateus 28:16-20 sobre a missão deles e a chave do sucesso não é somente no ir, mas também no ensinar e guardar.
Timóteo é outro representante dos chamados de Deus na galeria dos bem-sucedidos na bíblia. Ele foi ensinado por Paulo, que o recorda em segunda de Timóteo 2:3-14 da soberania de Deus e do bom deposito que Deus colocou na sua vida. Mas isso não será o suficiente de vencer a sua timidez. A chave do sucesso é a vitalidade espiritual dele para ter coragem. Eu acredito, mediante dos anos que já sirvo na obra de Deus, que a força maior do espírito, que o fez vencer o medo, foi o amor. Na verdade, esse amor tornou-se numa verdadeira paixão que o controlou. Uma referencia são as palavras de Paulo em 2 Coríntios 5:14. É esse amor que convence da justiça e do pecado, aniquila toda a indiferença e controla e examina a cada discípulo para se manter firme e fiel, porque se tornou real e verdadeiro em nele por amor a Cristo.
David é um dos mais fortes representantes de Deus com princípios e um forte espírito de um discípulo no Antigo Testamento. „Porque, na verdade, tendo Davi, no seu tempo, servido conforme a vontade de Deus, dormiu, …“ (At 13.36ª) Outras traduções interpretam o ministério do rei David como um compromisso com o seu Deus, o seu povo e à sua própria geração. „… havendo servido à sua própria geração…“