“E este evangelho do Reino será pregado em todo mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.” (Mateus 24.14)
Nada é mais como antes. Sabemos pela história que sempre houve tempos de tribulação. A primeira vinda de Jesus também enfrentou circunstâncias difíceis. A questão é que chegará o dia em que poderemos olhar para trás e dizer: valeu a pena continuar e dar esperança. O mundo em que vivemos está numa grande aflição. Essas aflições ou dores são sinais de que Jesus voltará em breve. Esses sinais são símbolos de que o fim está próximo. Mas o verdadeiro fim só virá quando o evangelho do reino for pregado a todas as pessoas, como diz o versículo em cima.
O evangelho do Reino
Eu costumava ler esse versículo muito superficialmente, mas tudo o que lemos tem um significado. Só mais tarde percebi ser pregado o “evangelho do Reino”. Não apenas um evangelho no sentido de boas novas (Lucas 2.10), mas a mensagem do Reino de Deus, assim como João Batista e Jesus a focaram (Mateus 3.2, 4.17, 6.19). Nunca podemos ignorar os sinais dos tempos, mas temos que nos concentrar no que realmente importa. A proclamação das boas novas de Cristo e o seu Reino iminente.
Do que trata esta mensagem e o que ela significa? O versículo está dividido em três partes. A primeira tem a ver com a mensagem, a segunda com uma missão e a terceira com o motivo.
A mensagem
A mensagem do Reino (basileia) está firmemente ligada com o amor (João 3.16), a justiça (João 3.17, Romanos 8.1) e o julgamento (Apocalipse 7.9-10) de Deus. Ela é determinada pela autoridade para reinar com poder e soberania, tendo o domínio sobre a iniquidade e a injustiça no mundo (Mateus 28.18).
A missão
A missão é a mesma em Mateus 28. A proclamação (kerusso) da mensagem do Reino de Deus. Assim como os anjos em Lucas 2 anunciaram a verdade sobre o nascimento de Jesus aos pastores, ou seja, o Salvador, Cristo o Senhor, também somos chamados a prega-lo como testemunho (marturion) e evidência sobre todo o mal a todas as nações.
O motivo
No final do versículo encontramos o motivo de toda a secção. A resposta de Jesus sobre a pergunta quando haverá a sua vinda e o fim do mundo. O fim (telos) absoluto chegará, mas está ainda aberto, dependendo do termo da pregação do Evangelho a todos os povos no mundo.
Sempre houve, e sempre haverá, uma visão da segunda vinda de Jesus. Os sinais dos tempos são evidentes, mas Jesus ainda não voltou. Esse dia somente vai chegar quando a última pessoa na terra tiver ouvido falar de Jesus. Se é uma dessas pessoas tem agora a oportunidade de entregar a sua vida a ele. Arrependa-se dos seus pecados e receba o perdão de Deus e a verdadeira reconciliação com ele. Se já o conhece continua a viver com ele e por ele. A nossa responsabilidade como igreja é completar a tarefa de pregar o evangelho do Reino, e nunca estivemos tão próximo como hoje.