“Tudo tem o seu tempo determinado…” Eclesiastes 3.1…)
Tudo está em constante movimento. A vida nos mantêm ocupados e o tempo não para. E a questão é: o que fazemos com o nosso tempo? Por um lado, Deus tem tudo, inclusive o tempo[1], nas suas mãos. Por outro lado, devemos aproveitar[2] o tempo e as oportunidades que a vida nos oferece. E aí está o problema. A vida só avança a um passo de cada vez. A Bíblia chama a nossa atenção para isso e nos pergunta qual será o nosso próximo passo?
1. O alcance do evangelho
A bíblia é um livro profético e o plano de Deus é sentido em todas as suas páginas. E os propósitos de Deus, apesar das circunstâncias, são inevitáveis. Durante o confinamento, apesar do caos, da confusão e da impotência, acorreu um despertar do evangelho.
Em Eclesiastes 3, o tempo ou as diferentes estações são marcados por altos e baixos. E mesmo se as coisas derem erradas, há uma constante, a saber, Deus. Ele segura este mundo caótico nas suas mãos.
„Eu sei que tudo quando Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar e se lhe deve tirar. E isso faz Deus para que haja temor diante dele.“ (Ec 3.14)
Apesar dessa perspetiva, podemos achar difícil dar o próximo passo. Estamos prontos para dar o próximo passo? Sair da rotina da vida quotidiana para um novo começo? Isso faz algo em nós quando tudo está de cabeça virado para baixo, de um momento para o outro.
O que começamos a fazer nessa situação? Isso deu um novo começo? Como um boxeador que se recupera depois de um nocaute e fica de pé e continua a lutar?
Uma mudança iniciada por Deus começou na nossa igreja. Uma mudança devido às várias circunstâncias, mas que não nos permite para voltar ao status quo, como era antes.
2. O evangelho não para
Além de tempo, há outro aspeto de Eclesiastes 3, que não para, a injustiça e a justiça de Deus.
“Vi debaixo do sol: no lugar do juízo, impiedade; e no lugar da justiça, impiedade ainda. Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo intento e para toda obra.”
(Ec 3.16+17)
Parece que a injustiça está se espalhando como a erva daninha e há pouco que pode ser feito contra isso. É verdade que todos nós lutamos. Estamos todos no mesmo barco e num mundo globalizado não se pode escapar dos problemas.
Neste texto, Deus nos revela a parte mais íntima da alma. Mesmo que pareça haver um equilíbrio entre o bem e o mal, nasce a esperança e uma expectativa. Do ponto de vista de Deus, Ele predestinou tudo exatamente desta maneira. E todo o mundo tem a escolha de viver como Deus quer, porque a vida é um dom de Deus.
“Já tenho conhecido que não há coisa melhor para eles do que se alegraram e fazerem bem na sua vida; e também que todo homem coma e beba e goze do bem de todo o seu trabalho. Isso é um dom de Deus.”
(Ec 3.12+13)
3. O evangelho não falha
No final das contas, existem dois aspetos fundamentais que contam. A verdadeira justiça de Deus e a Sua autêntica adoração.
Em sentido figurado, Deus criou as pessoas para viveram contentes com o que a vida tem para oferecer e para fazerem os outros felizes. A vida verdadeira, que Deus destinou as pessoas, é estar realmente satisfeito e enriquecer a vida dos outros.
„A minha satisfação é a sua realização.“
A fonte desse equilíbrio é o próprio Deus, que quer glorificar a si mesmo, porque ele fez tudo por uma razão específica.
Finalmente, eu gostaria de usar um exemplo do mundo animal para mostrar que as espécies podem se reproduzir, mesmo sob circunstâncias, do nosso ponto de vista, não ideais.
O pinguim-imperador é a maior ave da família dos pinguins. Os machos são um dos poucos animais que passam o inverno na Antártica. O padrão reprodutivo é bastante característico. As fêmeas põem um único ovo em maio/junho, que abandonam imediatamente para passar o inverno no mar. O ovo é incubado pelo macho durante cerca de 65 dias, que correspondem ao inverno antártico. Para superar temperaturas até -60 °C e ventos até 200 km/h, os machos juntam-se e passam a maior parte do tempo dormindo para poupar energia. Eles nunca abandonam o ovo, que congelaria, e sobrevivem à base da camada de gordura acumulada durante o verão. A fêmea substitui o macho apenas quando regressa no princípio da primavera.
4. Isso é realmente justo?
Do nosso ponto de vista, poderíamos pensar que as circunstâncias para a incubação de um ovo não são as ideais. Mas o que é ideal? Na maioria das vezes, queremos apenas mudar as circunstâncias, sem ter em mente que há uma intenção por trás de tudo. Um plano quando acreditamos que Deus nos criou com um propósito.
Da próxima vez que vir um pinguim-imperador, pare e lembre-se: “Se ele é capaz eu também vou conseguir!” Independentemente da minha situação, eu consigo adaptar-me e mudar para vencer. Porque o melhor ainda está por vir! Quando o vento e o frio começam a diminuir, as circunstâncias foram o motivo para conhecer e prezar a Deus ainda melhor e ser transformado à sua imagem.
Deus, tu és grande e poderoso e mesmo assim olhas para mim. Ajuda-me, em confiar em ti, no teu poder e no teu amor e sempre viver contigo.
“Contudo, quero lembrar do que me pode dar esperança: A bondade do Senhor é a razão de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renova-se plenamente a cada manhã! Grande é a sua fidelidade! Sendo assim, digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor, portanto, nele depositarei toda a minha esperança.” (Lm 3.22-24 KJA)
[1] Salmo 31.15
[2] Efésios 5.16
Donate to Mantei – (240):
https://www.vm-int.de/online-spenden/
Thank you very much! ♥